Na tarde de 31 de janeiro, a Prefeitura de Viçosa realizou o evento de lançamento da campanha “Diga Não à Violência Contra a Mulher”. A ação reuniu representantes de diversas pastas da administração pública, bem como das polícias Civil e Militar, Delegacia da Mulher e organizadores de eventos viçosenses de grande porte.
Promovido pelo Setor de Políticas para as Mulheres e pelo Departamento de Fiscalização de Obras e Posturas, o lançamento teve o intuito de discutir a implementação de uma campanha baseada na Lei Municipal nº 2857/2020, que trata sobre a veiculação de mensagens contra a violência à mulher em materiais de divulgação de eventos públicos e privados em Viçosa.
Na ocasião do lançamento, as organizadoras expuseram os objetivos gerais da campanha e as posturas exigidas na Lei de 2020. Em seguida, foi feita uma apresentação sobre o projeto “Deixa Ela Curtir”, atuante nas festas viçosenses no período de 2019 a 2023, exemplificando uma ação já realizada para combater a violência no ramo de eventos. Representantes do CRAS, CREAS, Polícia Militar e Delegacia da Mulher também tiveram seu momento de fala, explicando sobre o funcionamento de seus respectivos equipamentos e o cenário atual de Viçosa em relação à violência de gênero. Fechando o evento, o Vice-Prefeito, Sérgio Lopes, declarou oficialmente lançada a campanha “Diga Não à Violência Contra a Mulher”.
Mais do que incentivar o cumprimento da legislação, a atividade deu início ao planejamento de estratégias de conscientização e fiscalização por meio de parcerias interinstitucionais, que gerem impacto real na comunidade viçosense.
Segundo Mara Iamin, coordenadora do Setor de Políticas para as Mulheres, o lançamento da campanha foi o marco inicial das ações municipais em prol das mulheres viçosenses, as quais seguirão por todo o ano de 2025, contemplando variadas vertentes de políticas públicas focadas no público feminino.
Fonte e fotos: Prefeitura de Viçosa