A nova administração municipal de Viçosa demonstrou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável ao criar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Biodiversidade e Recursos Hídricos. A iniciativa reforça a importância de integrar a gestão ambiental às políticas públicas locais, alinhando o município às demandas globais por sustentabilidade e à necessidade de pensar globalmente e agir localmente.
Além de suas ações voltadas para o equilíbrio entre desenvolvimento urbano e conservação ambiental, a secretaria assumirá a responsabilidade por iniciativas ligadas ao bem-estar animal, atendendo a uma crescente demanda da sociedade por políticas públicas efetivas nessa área.
A Secretaria foi estruturada para atuar nas três agendas ambientais principais: proteção da biodiversidade e recursos naturais, gestão das águas e controle da poluição e gestão de resíduos. Cada agenda conta com departamentos específicos, trabalhando de forma independente, mas interligada por estratégias comuns.
A administração municipal busca promover a regularização das atividades econômicas, incentivando projetos de regularização ambiental e facilitando o diálogo com empresas e indústrias. O objetivo é tornar Viçosa um polo atrativo para novos empreendimentos, fomentando o desenvolvimento econômico, a geração de empregos e a sustentabilidade ambiental.
Segundo o secretário da pasta, Humberto Candeias, “a nova Secretaria de Meio Ambiente vai dar mais autonomia a Viçosa para análise e emissão de licenças, evitando que empreendedores precisem buscar outras cidades. Mas nosso foco vai além disso: não basta ter licenciamento funcionando se ainda enfrentamos problemas como infiltração de água e lançamento de efluentes, como na bacia do São Bartolomeu, por exemplo. Vamos atuar na proteção da biodiversidade, gestão dos recursos hídricos, controle da poluição e resíduos, integrando desenvolvimento econômico e preservação ambiental.”
Fonte e foto: Prefeitura de Viçosa