quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O prefeito Odelmo Leão anunciou, na terça-feira (10), que a Prefeitura de Uberlândia vai promover um mutirão para atender pacientes que aguardam cirurgia de otorrinolaringologia e iniciou tratativas para receber do Grupo Luta pela Vida (GLPV) um imóvel que agregará aos serviços municipais no setor de Saúde. Ainda durante o evento, no Centro Administrativo Municipal, foi renovado o termo de cooperação junto ao Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) a fim de garantir o prosseguimento de ações no próximo ano.

“Estamos concluindo nossa missão frente à Prefeitura de Uberlândia com projetos sólidos e de continuidade de políticas públicas que buscam oferecer a melhor qualidade para a nossa população. Queremos que nossa Uberlândia se mantenha reconhecida por cuidar do seu povo e criar condições para que todos possam ter qualidade de vida. Destaco aqui a parceria, que está nascendo oficialmente hoje, com o Grupo Luta pela Vida e que, com certeza, vai trazer bons frutos em breve”, disse o prefeito Odelmo Leão.

Parceria e novo prédio para serviços de saúde

Com o objetivo de viabilizar um centro de internação clínica hospitalar, a Prefeitura de Uberlândia deu início, nesta terça, a uma parceria com o GLPV, associação sem fins lucrativos que, desde 1996, atua no apoio a pacientes oncológicos. As tratativas envolvem a cessão ao Município do prédio que hoje abriga o Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos (CCPO), no bairro Alto Umuarama.

Situado no bairro Alto Umuarama, o local tem área aproximada de 3 mil m² e deverá ser adaptado para oferecer 50 leitos de internação, visando, além de pacientes com câncer, toda a Rede Municipal de Saúde.

Mutirão

Em outra frente, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está atenta à fila de procedimentos cirúrgicos de otorrinolaringologia. Na primeira etapa do mutirão foi anunciado o agendamento de 100 cirurgias infantis de remoção de amígdalas e adenoides. Posteriormente, a Secretaria Municipal de Saúde vai priorizar outros procedimentos nessa especialidade dos demais pacientes que já estão com a solicitação na Central de Regulação.

O recurso para o mutirão é parte de uma verba de R$ 5 milhões, que o governo estadual repassará para o município, parcelada em 5 anos, por meio do Programa Opera Mais Minas Gerais. Os procedimentos serão realizados no Hospital do Triângulo, que foi contratado após o chamamento público nº 684/2024 conduzido pela Secretaria Municipal de Saúde.

“O contrato é para realizar 1.500 cirurgias em etapas, começando, logicamente, pelos 100 procedimentos anunciados para realização nos próximos dois meses”, explicou o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima.

Renovação parceria com Conass

E, para dar continuidade ao trabalho desenvolvido de padronização dos serviços de saúde por meio do projeto Qualifica SaUDI, o prefeito Odelmo Leão assinou também a renovação do termo de cooperação junto ao Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass). A metodologia proporciona a organização dos processos e o desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) nas Redes de Atenção à Saúde por meio de capacitações, oficinas e tutorias aos profissionais da rede.

A iniciativa surtiu efeitos positivos, principalmente no fluxo de atendimento, redução do tempo de espera pelas consultas, ampliação do cadastro familiar e de estratificação de risco dos usuários, cuidados paliativos, entre outros. Os processos já desenvolvidos motivaram o Conass a escolherUberlândia para ser um Centro Colaborador. Com isso, o Município continuará sendo referência para outras localidades que queiram seguir os exemplos adotados sendo um local de visitas de gestores e profissionais, bem como um centro de capacitação de facilitadores.

Fonte: Prefeitura de Uberlândia

Foto: Valter de Paula / Secretaria de Governo e Comunicação

Compartilhe:
Exit mobile version