Dia 24 de outubro foi o Dia Mundial de Combate à Poliomielite e a Secretaria Municipal de Saúde ressalta que a vacinação é a única forma de prevenção. Por isso, convoca a população para a Campanha Estadual de Multivacinação, de 04 a 29 de novembro de 2024, em todos os municípios do estado de Minas Gerais.
A vacina contra a pólio está incluída campanha, que tem por objetivo atualizar a caderneta de vacinação infantil. O sábado, 23 de novembro de 2024, será o Dia D de Mobilização. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser imunizadas conforme esquema vacinal de rotina.
O tratamento pode ajudar, mas a poliomielite não tem cura e pode ser evitada com a vacina. A doença propaga-se pela água ou alimento contaminado e requer diagnóstico médico.
As principais sequelas da poliomielite são problemas e dores nas articulações, pé torto (ou pé equino), em que a pessoa não consegue andar porque o calcanhar não encosta no chão; crescimento diferente das pernas, o que faz com que o paciente manque e incline-se para um lado, causando escoliose; e osteoporose.
A pólio pode também provocar paralisia de uma das pernas; paralisia dos músculos da fala e da deglutição, o que provoca acúmulo de secreções na boca e na garganta; dificuldade para falar; atrofia muscular; e hipersensibilidade ao toque.
Fonte e foto: Prefeitura Municipal de São Vicente de Minas