A primeira etapa da vacinação contra a Brucelose em 2025 em São José da Barra, iniciou no dia 14 de janeiro, e os produtores têm até 31 de maio para imunizarem seus rebanhos. As vacinas fazem parte do programa ‘Mais Vacinas’ do deputado federal Emidinho Madeira e são gratuitas.
Os servidores, Rubens Ribeiro e Rafael Cardoso, contaram com o apoio do veterinário, Pedro Paim, e vacinaram dezenas de bezerras, dos produtores, Newton Anselmo, José Ricardo e Daniel Henrique.
Segundo o secretário de agropecuária, Romulo Leandro, a manifestação mais comum da Brucelose bovina num rebanho é o abortamento no terço final de gestação, acarretando diminuição da produção de carne e leite, aumento do intervalo entre partos e queda da taxa de natalidade.
“Além desses prejuízos econômicos diretos, a Brucelose é uma zoonose considerada doença ocupacional, sendo frequente a infecção das pessoas que mantém contato direto com os animais doentes ou que consomem leite cru ou seus derivados. Trata-se de uma doença de notificação obrigatória ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e à Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA)”, informou Romulo.
A vacinação obrigatória contra a Brucelose é feita nas fêmeas entre 3 e 8 meses de idade e apenas uma única vez. Nos machos, por sua vez, não é permitida a vacinação. O prefeito, Marcelinho Silva, comentou estar muito satisfeito com a implantação da vacinação em seu mandato.
“Iremos investir mais no produtor rural, pois são o coração da economia nacional. Nossa gestão está aberta para parcerias e implantaremos diversos programas e ações em prol de nossos agricultores e pecuaristas”, frisou o prefeito.
Para receber a vacina, basta entrar em contato com a secretaria de agropecuária, indústria e comércio pelos telefones (35) 99158-5445 (Rafael Cardoso) ou (35) 99272-8926 (Rubens Ribeiro).
Fonte e fotos da Prefeitura e São José da Barra