quarta-feira, 6 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Os agentes de endemias do Departamento Municipal de Saúde da Prefeitura de Matias Barbosa iniciaram, na segunda-feira (4), o 4º Levantamento Rápido de Índice para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2024. Foram sorteados 12 quarteirões de 10 bairros, e a expectativa é que mais de 100 imóveis sejam vistoriados.

Nos levantamentos feitos ao longo do ano, em janeiro, o 1º LIRAa apresentou um índice de 6,9%, indicando risco de infestação (considera-se risco quando o índice é maior que 1%). No 2º levantamento, realizado em maio, foi apontado médio risco, com 3,2%. Já no 3º levantamento, feito em agosto, os resultados indicaram baixo risco, com um índice LIRAa menor que 1%.

Conforme divulgado pela Prefeitura de Matias Barbosa, a coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica, Eva Cristina de Souza Leopoldo, afirma que, mesmo com o último levantamento em agosto apontando baixos índices de infestação, a chegada do período de chuvas pode favorecer novos focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Fonte e foto: Prefeitura de Matias Barbosa

Compartilhe:
Exit mobile version