A Prefeitura Municipal de Mariana informou que as peças faltantes para a restauração do órgão Arp Schnitger, da Catedral de Mariana, serão enviadas à Espanha para reparos.
Os someiros, caixas responsáveis por distribuir o ar dentro dos foles do instrumento, são fundamentais para o funcionamento do órgão, que encanta a Primaz de Minas há quase 300 anos.
Doado à Sé de Mariana por Dom João V em 1748, o Órgão é o único produzido pelo renomado organeiro alemão Arp Schnitger que se encontra fora da Europa.
Atualmente, a equipe responsável pelo projeto estuda a melhor maneira de remover os someiros do coro da Catedral, onde estão armazenados, para dar início ao processo de restauração.
A iniciativa é financiada com recursos do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural e conta com o apoio do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compat) e da Prefeitura.
A restauração do órgão reforça o compromisso com a preservação do patrimônio histórico e cultural de Mariana, garantindo que esse símbolo musical permaneça encantando as gerações futuras.
Fonte: Prefeitura de Mariana
Foto: Pedro Henrique Hudson