A Prefeitura de Madre de Deus de Minas, por meio do Setor de Epidemiologia, realizará no próximo sábado, 18 de janeiro, mais uma edição do mutirão de limpeza “Bota Fora”. A ação visa combater focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, promovendo a remoção de materiais que podem acumular água parada e servir de criadouro para o mosquito.
O mutirão acontecerá das 8h às 12h nas localidades da Rua do Campo e Cohab, onde a equipe de limpeza irá recolher itens como lonas, latas, potes, garrafas, pneus, entre outros materiais que possam contribuir para o acúmulo de água.
A Prefeitura orienta que os moradores deixem os objetos nas calçadas para que a equipe possa recolhê-los de forma eficiente durante o mutirão. A ação é uma importante medida de prevenção e visa garantir a saúde e bem-estar da população local, combatendo a proliferação de doenças transmitidas pelo mosquito.
Situação das arboviroses em Minas
Até o dia 13 de janeiro, Minas Gerais registrou 2.075 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 536 casos foram confirmados para a doença e um óbito está em investigação. Até o momento, não há óbitos confirmados por dengue no estado.
Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 215 casos prováveis da doença, dos quais 159 foram confirmados. Até o momento, não há óbitos confirmados ou em investigação por Chikungunya em Minas Gerais.
Quanto ao vírus Zika, até o momento não há casos prováveis e confirmados para a doença no estado.
Com as informações da Prefeitura de Madre de Deus de Minas e SES-MG
Foto: Divulgação / Prefeitura de Madre de Deus de Minas