A Prefeitura de Leopoldina, em parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), vai iniciar uma importante obra de reestruturação das redes de água no município, que promete beneficiar diretamente vários bairros.
A intervenção irá percorrer um total de 13 quilômetros, com o objetivo de melhorar o abastecimento de água e minimizar os frequentes rompimentos de tubulação que têm causado transtornos à população.
Com essa reestruturação, a expectativa é que as manutenções emergenciais se tornem menos frequentes, o que resultará na redução no número de buracos que precisam ser abertos nas vias para reparos.
Além de garantir maior eficiência no fornecimento de água, a intervenção também contribui para a preservação das condições das ruas, gerando menos impacto ao tráfego e à mobilidade urbana.
Além da parceria com a Copasa, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, realizará obras de drenagem em todas as vias que ainda não possuem esse tipo de infraestrutura, como forma de combater os problemas recorrentes de alagamentos.
Outro ponto de destaque é o compromisso da Prefeitura em realizar as obras de saneamento nas ruas contempladas com as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), que ainda não foram executadas. Especial atenção será dada à região da Bacia do Feijão Cru, uma área que há anos sofre com problemas de saneamento básico e que, agora, será alvo de melhorias significativas.
O alinhamento dessas obras é estratégico e visa minimizar os transtornos à população durante o período de intervenções, já que haverá a necessidade de abertura de vias. No entanto, a Prefeitura reforça que os benefícios futuros compensarão esse momento de desconforto, uma vez que todas as redes de água e drenagem estarão sendo reformadas de forma integrada, garantindo maior qualidade de vida para a população.
Fonte e fotos: Prefeitura de Leopoldina