sexta-feira, 8 de novembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Com o objetivo de prestar um atendimento adequado para os casos de dengue e evitar a sobrecarga nos atendimentos de urgência e emergência da UPA, o Governo de Lavras, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira, 6, uma capacitação contínua com os profissionais da atenção primária das unidades básicas de saúde. A iniciativa também visa capacitar as equipes para a operação das novas salas de hidratação que serão implantadas nas unidades do PSF, voltadas ao atendimento de pacientes com sintomas leves e moderados da doença.

De acordo com a Assessora de Atenção Básica, Débora Coelho, “as salas de hidratação serão equipadas com os recursos necessários para o suporte básico de hidratação, incluindo a administração de soro oral de acordo com a necessidade do paciente”. Além disso, a capacitação reforçou a importância da identificação de casos suspeitos durante as visitas domiciliares dos agentes comunitários. Eles também realizam triagem, observação constante dos sintomas e o monitoramento da evolução dos quadros de dengue, prevenindo complicações e garantindo que cada paciente receba o tratamento adequado.

Essa medida faz parte de uma estratégia do Ministério da Saúde, por meio das Secretarias de Estado de Saúde, para conter o avanço da dengue, oferecendo uma resposta local e eficiente nos casos de dengue e minimizando o impacto da doença na comunidade.

Fonte e fotos: Prefeitura de Lavras

Compartilhe:
Exit mobile version