A Secretaria de Assistência Social (SAS), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), tem promovido cursos em diferentes áreas de atuação, com cerca de 300 vagas, para alcançar pessoas em vulnerabilidade social, dentre elas pessoas em situação de rua e egressas do sistema prisional. A iniciativa conta com o apoio do Senac, Senai Proz Educação e Escola de Líderes.
As capacitações profissionais em diferentes pontos da cidade apresentam carga horária a partir de 40 horas e turmas nos períodos da manhã, tarde e noite. O grau de escolaridade exigido varia a partir do Ensino Fundamental I incompleto, possibilitando acesso a um número maior de pessoas. A previsão é que as vagas sejam ofertadas continuamente, com turmas distribuídas até o final do ano para alcançar um número maior de beneficiados.
De acordo com a subsecretária de Proteção Social, Cristiane Nasser, a iniciativa tem o objetivo de incluir o público da assistência social no mercado de trabalho. “A perspectiva é fortalecer a autonomia dos sujeitos, através da renda. No caso da população em situação de rua, além das habilidades laborativas, busca-se aprimorar as habilidades sociais e emocionais, através do acompanhamento psicossocial ofertado nos serviços da SAS, como casas de acolhimento, casas de passagem e Centro Pop”, explicou.
Neste mês, estão em andamento os cursos de auxiliar de escritório, técnicas básicas para camareiro e organização de eventos. Estão previstas ainda para outubro as capacitações para iniciação profissional em eletricidade básica e aperfeiçoamento em serviços de cozinha.
Os alunos que concluírem os estudos serão certificados e direcionados às vagas disponíveis no mercado de trabalho. Outras informações: 3690-8137.
Fonte e foto: Prefeitura de Juiz de Fora