Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos catadores e reduzir o impacto ambiental, a Prefeitura, por meio das Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Ação Social, está avançando nos estudos para a reativação de uma cooperativa de reciclagem no município.
Nesta semana, o secretário da Agricultura, Rogério Sartori, o diretor do Meio Ambiente, Paulo Afonso, e o subsecretário da Ação Social, Lúcio Flavio, representando o secretário Valdir Vilela, visitaram dois modelos de sucesso: as cooperativas Juntos Somos Fortes e Reciplast, ambas localizadas em Santa Bárbara D’Oeste-SP.
As iniciativas apresentadas demonstram que a organização dos catadores em cooperativas pode proporcionar melhores condições de trabalho, aumento da renda e redução de custos para o município, que atualmente encaminha grande parte dos resíduos recicláveis para aterros sanitários de outras cidades.
A administração municipal, liderada pelo prefeito Guina e o vice-prefeito Cueio, tem dado total apoio ao projeto e, em breve, novas informações serão divulgadas para a população. A expectativa é que a reativação da cooperativa traga benefícios econômicos, sociais e ambientais para toda a comunidade.
Fonte e fotos da Prefeitura de Jacutinga