Com a chegada do novo ano letivo, a Prefeitura de Itabira, por meio da Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) e da Secretaria Municipal de Educação, realizou uma importante capacitação para os condutores de veículos escolares. O evento aconteceu no dia 5 de fevereiro, com o objetivo de reforçar a segurança no transporte dos alunos que frequentam as escolas municipais.
A palestra, com o tema “Desafios e soluções no transporte escolar: garantindo segurança e acesso”, foi ministrada pelo técnico em formação profissional do Sest Senat, Júlio César Guimarães Andrade, e teve como foco a legislação vigente, as melhores práticas para a segurança de crianças e adolescentes durante o trajeto até a escola e a conscientização sobre a responsabilidade dos motoristas.
De acordo com o diretor de Transportes da Transita, Estevam José de Oliveira, Itabira conta com aproximadamente 145 veículos, entre vans e ônibus, que transportam cerca de 800 alunos por dia, tanto na área urbana quanto nas zonas rurais. São 76 veículos devidamente licenciados para atender a região urbana, enquanto outros 68 veículos atuam nos bairros mais distantes e áreas rurais do município. A equipe envolvida no transporte é composta por motoristas e monitores, responsáveis por garantir o bem-estar e segurança dos estudantes.
A segurança no transporte escolar é uma prioridade para o município, que mantém uma legislação própria que complementa as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para garantir que todos os veículos e condutores estejam em conformidade com as normas de segurança, a Prefeitura de Itabira realiza a atualização periódica de um banco de dados detalhado sobre cada veículo, incluindo informações sobre o condutor, condutor auxiliar e monitor.
“A pessoa que está conduzindo o veículo está conduzindo vidas. Por isso, a Prefeitura de Itabira se preocupa com a segurança dos alunos, pois sabemos que os pais confiam nos nossos condutores para levar seus filhos até a escola e garantir seu retorno com segurança”, afirmou Estevam José.
Além disso, a Superintendência de Transportes e Trânsito realiza a cada seis meses uma avaliação técnica e mecânica dos veículos, além de monitorar as condições de trabalho dos motoristas e monitores. O objetivo é assegurar que o transporte escolar ofereça a máxima segurança para os estudantes, proporcionando tranquilidade para os pais.
“Nosso objetivo é proporcionar um transporte seguro, capacitando os motoristas escolares para que eles se conscientizem mais sobre o tema, e para que os pais possam ter a tranquilidade durante o transporte de seus filhos”, declarou o superintendente da Transita, Aguinaldo Silva.
Fonte: Prefeitura de Itabira
Foto: Filipe Augusto / Ascom PMI