A Prefeitura de Contagem segue com o compromisso de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, e está implementando diversas medidas de prevenção nas oito regiões da cidade. Entre as principais ações está o mutirão de limpeza, que tem como objetivo eliminar resíduos que podem servir como criadouros para o mosquito.
A cada semana, o caminhão do mutirão percorre um distrito da cidade, recolhendo materiais como garrafas, bacias, tambores, tampinhas e outros objetos que acumulam água e se tornam ambientes ideais para a proliferação do mosquito. A ação contempla cerca de 2.500 imóveis por semana. Antes do início do mutirão, os agentes de Combate às Endemias (ACEs) realizam a orientação dos moradores, informando o dia e horário do recolhimento.
Em 2024, a Prefeitura de Contagem realizou a mobilização de forma ininterrupta, recolhendo mais de 155 mil toneladas de inservíveis. No entanto, o município destaca que, para que a prevenção seja ainda mais eficaz, é fundamental a colaboração da população. A maioria dos criadouros do mosquito está nas residências, sendo necessário que os moradores adotem medidas preventivas simples e essenciais para evitar o surgimento de focos.
O secretário de Saúde de Contagem, Fabrício Simões, fez um apelo à população para reforçar o engajamento coletivo. “Precisamos de todos unidos nessa luta contra a dengue e outras arboviroses. Para isso, contamos com o auxílio dos moradores na realização dos cuidados em suas casas com ações simples e essenciais para eliminar os focos do mosquito”, afirmou.
Dicas de prevenção
A Prefeitura de Contagem orienta a população a adotar hábitos que ajudam na eliminação dos focos do mosquito. Algumas dessas medidas incluem:
- Manter bem tampados caixas, tonéis e barris de água;
- Colocar o lixo em sacos plásticos e manter as lixeiras sempre bem fechadas;
- Não jogar lixo em terrenos baldios;
- Guardar garrafas de vidro ou plástico com a boca para baixo;
- Evitar acúmulo de água sobre a laje;
- Manter as calhas limpas;
- Encher os pratinhos ou vasos de plantas com areia até a borda;
- Lavar com frequência, pelo menos uma vez por semana, os recipientes utilizados para armazenar água;
- Manter piscinas e fontes decorativas sempre limpas e cloradas.
Com o esforço conjunto da Prefeitura e da população, é possível controlar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e proteger a saúde de todos.
Com as informações da Prefeitura de Contagem
Foto: Fábio Silva / PMC