A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, informa que na próxima segunda, 20/01 dará início ao projeto de mapeamento para suporte as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, utilizando drones.
A iniciativa com o uso desta tecnologia poderá otimizar as ações de controle vetorial, direcionando os esforços para as áreas de maior risco e agilizando o processo de identificação e eliminação dos focos do mosquito.
Seguindo a recomendação estadual para definição de áreas prioritárias foram considerados os dados de incidência monitorados durante o último ano.
A participação ativa da comunidade é essencial no combate ao mosquito transmissor da dengue, pois a maioria dos focos está em ambientes domésticos e ao redor das residências. A colaboração da população na eliminação de criados, como pneus, garrafas e outros objetos que acumulam água, pode fazer uma grande diferença na redução da atenção do mosquito.
Além disso, o envolvimento da comunidade nas ações de conscientização, como o reconhecimento de sintomas e o apoio a campanhas de prevenção, fortalece a rede de combate à doença, garantindo ambientes mais seguros e saudáveis para todos.
Fonte e foto: Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete