No dia 19 de novembro, a secretaria de Saúde, em parceria com a Equipe da Vigilância Sanitária, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias e Enfermeiros realizaram o Dia D de combate à dengue em Caputira.
O Setor de Endemias já realiza durante todo o ano ações de combate à dengue no município. Entretanto, a ação de saúde do Dia D consistiu em um mutirão de visitas domiciliares para inspeção e busca ativa de focos da Dengue e, para preocupação das equipes, o número de focos de dengue foi alarmante.
Os moradores foram orientados novamente sobre a forma correta de se eliminar os focos, recebendo panfletos e instruções da equipe.
Em vista da grande quantidade de criadouros do mosquito Aedes Aegypti identificados nas residências visitadas, estima-se que em janeiro de 2025, Caputira poderá apresentar um novo surto da doença, bem mais expressivo que em 2024.
É importante lembrar que os casos de negligência com a limpeza dos quintais e dos lotes baldios poderão sofrer as penalidades da lei, uma vez que a saúde pública fica vulnerável em virtude do descuido dos moradores.
O poder público sempre busca fazer a sua parte, mas sem a consciência e a colaboração da população caputirense, a Dengue voltará a fazer mais vítimas nos próximos meses.
Fonte e fotos: Prefeitura de Caputira