No dia 7 de janeiro, a Prefeitura de Caeté realizou mais uma ação de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti — transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya — usando tecnologia de ponta. Em um trabalho realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, a equipe de Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde está monitorando áreas do município por meio de drones para identificar precisamente locais propícios à proliferação do mosquito. A secretária de Saúde, Rosana Arruda, esteve no campo da Chapada, local de onde foram feitas as decolagens, para conferir de perto as atividades.
As aeronaves fizeram uma varredura nos bairros São Geraldo, Emboabas, Chapada, Centro, Córrego Machado e Fonte da Clara. Em agosto de 2023, Caeté havia feito sua primeira atividade utilizando os drones e teremos um terceiro ciclo ainda neste ano, sobrevoando mais regiões do município assim que o relatório atual for finalizado pelo estado.
Identificados os locais onde se encontram os criadouros, são realizadas ações como notificação, tratamento e eliminação de focos de forma objetiva, independente das condições de acesso ao imóvel. O uso dos drones permitiu a aplicação de larvicida nos focos identificados, em áreas de difícil acesso, agilizando o processo e reduzindo o risco para os agentes de campo. Além disso, os dados coletados possibilitaram a geração de relatórios personalizados, auxiliando na tomada de decisões estratégicas tanto na área da Saúde quanto na ambiental.
O combate às arboviroses é um desafio complexo que exige a união de esforços de todos os setores da sociedade. O município de Caeté está comprometido em intensificar as ações de controle e prevenção, mas é fundamental que a população participe ativamente, eliminando os criadouros do mosquito Aedes aegypti e buscando informações sobre as doenças.
Fonte e fotos: Prefeitura de Caeté