A Prefeitura de Bom Jardim de Minas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o setor de Endemias, divulgou o resultado do 1º Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2025, realizado entre os dias 7 e 16 de janeiro. Durante a ação, foram vistoriados 280 imóveis, resultando na identificação de 6 focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
Os focos foram localizados nos bairros Fábrica, Hospital, Sidney Marques e Centro, encontrados em recipientes como vasos de plantas, barris de água de chuva para uso, pneus e sucatas. O levantamento revelou um Índice de Infestação Predial (IIP) de 2,1%, colocando o município em situação de médio risco.
Diante desse cenário sazonal, a Prefeitura de Bom Jardim de Minas reforça a importância da participação ativa da população no combate ao Aedes aegypti. O município destaca a necessidade de medidas simples, como eliminar criadouros e evitar o acúmulo de água parada, para prevenir as arboviroses e proteger a saúde de todos. A colaboração de cada cidadão é fundamental para a luta contra o mosquito transmissor, e, com o esforço conjunto, é possível minimizar os riscos à saúde coletiva.
Com as informações da Prefeitura de Bom Jardim de Minas
Foto: Divulgação / Prefeitura de Bom Jardim de Minas