A Prefeitura de Betim, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e as forças de segurança que atuam na cidade – Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros – lançaram, no dia 5 de dezembro, a Operação Natalina Integrada. O objetivo da iniciativa conjunta é ampliar e intensificar as ações de segurança
pública nas ruas do município, sobretudo nas imediações dos grandes centros comerciais, durante todo o mês de dezembro e nos primeiros dez dias do próximo ano.
Uma das principais estratégias da operação é a intensificação do videomonitoramento, bem como do patrulhamento policial em locais de grande movimentação de pessoas, como os principais corredores comerciais de diferentes regiões da cidade. Para isso, tanto a Guarda Municipal (GM) quanto a Polícia Militar vão disponibilizar um efetivo 30% maior nesses pontos. Os agentes atuarão em vias já previamente estudadas a pé e também em viaturas, com patrulhamentos mais frequentes. Alunos que estão em curso na Academia de Polícia Militar também serão deslocados para ampliar a presença ostensiva nas ruas.
Além da GM, a prefeitura vai disponibilizar equipes da Diretoria de Transportes e Trânsito (Transbetim), para melhor organizar o fluxo de veículos e de pedestres nesse período, e também da Defesa Civil – que atuará em situações de possíveis riscos provocados pelas chuvas.
“Essa ação é muito importante porque o lojista trabalha boa parte do ano apenas para pagar impostos e espera, nessa fase final do ano, faturar mais. Com isso, acaba fechando o estabelecimento mais tarde, as lojas têm mais movimento, as pessoas andam com mais dinheiro. Contar com esse apoio é fundamental para garantir a segurança de todos”, afirma o presidente da CDL Betim, José Barboza.
A comandante da Guarda Municipal, Midiã Fernandes, aponta que a operação é uma forma de aproximar a corporação da comunidade. “Queremos reforçar nossa presença junto à população, o nosso policiamento comunitário. Nosso foco será a prevenção de crimes contra o patrimônio, como o furto e o roubo”, comenta.
Para o secretário adjunto de Segurança Pública, Julio Cezar Rachel de Paula, a reunião das forças de segurança significa um grande avanço no combate à criminalidade. “Quando trabalhamos de forma integrada é possível atender com maior celeridade às demandas e promover maior sensação de segurança à população, aos comerciantes e aos trabalhadores desses estabelecimentos. Nossa intenção é fazer com que todos possam aproveitar o fim de ano sem percalços”.
Fonte e fotos: Prefeitura de Betim