A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria de Ordenamento Territorial e Habitação (Sorteh), realiza, na quinta-feira (28), no auditório do Centro Administrativo Papa João Paulo II, das 10h às 12h, o seminário “Betim por instrumentos urbanísticos: resultados e novos desafios”, que tem como objetivo apresentar a estrutura da pasta e os avanços promovidos por ela desde a sua criação, oriunda da fusão do Instituto de Pesquisas e Política Urbana de Betim (Ippub) e da antiga Secretaria Municipal de Habitação, em dezembro de 2020. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o dia do seminário, pelo Sympla, por meio do link: https://tinyurl.com/3c78hsca. Haverá emissão de certificado de participação.
Durante o evento, o prefeito de Betim, Vittorio Medioli, e o secretário municipal de Ordenamento Territorial e Habitação, Marco Túlio Freitas, apresentarão aos presentes as reformas legislativas realizadas em prol do desenvolvimento ordenado da cidade, da qualidade de vida da população, da proteção ao meio ambiente e do incentivo às atividades econômicas. Na ocasião, serão mostradas alterações promovidas pela Sorteh que desburocratizaram atividades, como a informatização de processos.
“Apresentaremos um balanço, com números expressivos que demonstram milhões de metros quadrados aprovados e em aprovação, referentes à parcelamentos de solo e de edificações. Outros milhões estão aptos a serem parcelados e edificados no município, somados a mais bilhões de reais investidos e a serem investidos em parcelamentos e obras de infraestrutura. Tudo isso gerou e gerará milhares de empregos e receita, proporcionando melhores condições para que a população conte uma infraestrutura urbana de qualidade”, destaca Freitas.
Na oportunidade, será apresentada a Cidade Pensada – Escola de Planejamento Urbano, iniciativa da Sorteh que disponibiliza um conjunto de vídeos tutoriais gravados que ficarão disponíveis no canal do YouTube da Prefeitura de Betim, cuja proposta é capacitar responsáveis técnicos (arquitetos e engenheiros) sobre assuntos relativos à aprovação e licenciamento urbano – como aprovação de edificações, estudos de impacto de vizinhança, parcelamento do solo e regularização fundiária. Também será disponibilizado ao público informações, estudos e pesquisas sobre temas relevantes ao planejamento urbano e ordenamento territorial sustentável da cidade.
O prefeito Vittorio irá concluir sua participação no evento com a aula inaugural da Cidade Pensada, na qual apresentará os resultados obtidos por sua administração no que se refere ao planejamento urbano do município, e alguns investimentos já garantidos para Betim para os próximos anos.
Fonte e foto: Prefeitura de Betim