A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), assinou com a Vale termo que possibilita criar mais uma opção de acesso para o Parque da Serra do Curral. Será uma rota de integração, com cerca de 800 metros, entre a região do Mangabeiras, o Belvedere e Nova Lima. O Parque é patrimônio nacional tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e símbolo da capital. O projeto ainda está em execução e a previsão de abertura da nova portaria é ainda neste ano.
Dentre as intervenções está a instalação de guarita sustentável, com a inclusão de placas fotovoltaicas, sinalização em todo o trecho, áreas de contenção e de drenagem da água pluvial, além do manejo da vegetação. “O Parque da Serra do Curral é um dos mais bonitos cartões postais da cidade, além de contar com uma importante e rica biodiversidade. Estamos trabalhando para que os belo-horizontinos e outros visitantes da cidade tenham novas possibilidades para aproveitar melhor esse espaço, mas sempre tendo como premissa a sua preservação. Todas as ações são pensadas de forma a integrar o público e o nosso patrimônio ambiental de forma sustentável”, explica o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), Gelson Leite.
A área contará com porteiro 24h, mas o acesso seguirá o horário de funcionamento e as mesmas normas de uso do Parque da Serra do Curral. É importante destacar que não é permitida a entrada de bicicletas e que no caso de condições climáticas desfavoráveis, a entrada poderá ser fechada. “A assinatura desse contrato de comodato é mais um avanço do trabalho que a FPMZB vem desenvolvendo para ampliar os acessos, de maneira sustentável, ao Parque da Serra do Curral. Já avançamos algumas etapas e estamos agilizando os processos de contratações. Após isso, vamos iniciar as fases de testes para a liberação desse novo acesso”, conta o diretor de parques da FPMZB, Clair Benfica.
Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte
Foto: Grace Camargo