nova unidade do Complexo Público Veterinário em 2025. O anúncio integra as metas da agenda do Bem-Estar Animal para o próximo ano, assim como o fornecimento de medicamentos veterinários básicos a animais tutelados por população de baixa renda e a implantação do banco de ração em apoio aos protetores do Cadastro de Protetores Independentes de Belo Horizonte.
O Pacote Animal, anunciado pela Prefeitura, trouxe importantes melhorias na gestão do bem-estar dos animais da fauna urbana e daqueles tutelados pelas populações de baixa renda e em situação de rua.
O Complexo Público Veterinário (CPV) teve sua capacidade de atendimento aumentada de 30 para 45 casos por dia. Além disso, foram ampliadas as cirurgias de baixa e alta complexidades, instituídas dez vagas mensais para animais tutelados pelo município, manteve-se o acompanhamento por até seis meses de animais acometidos por esporotricose, uma enfermidade grave, e investiu-se em melhorias na infraestrutura.
Em 2024, foram realizadas 28.798 cirurgias de castração nos Centros de Esterilização de Cães e Gatos do município. No campo do manejo de equídeos, foram realizadas rodadas de cadastramento de animais, condutores e veículos de tração animal. Desde 2022, mais de 600 cavalos foram cadastrados e microchipados. Também foi assinado o Termo de Fomento para manejo de equídeos envolvidos em ocorrências em vias públicas. O termo engloba resgate, transporte, atendimento médico-veterinário e adoção dos animais.
Outra importante conquista foi a conclusão do Diagnóstico da Fauna Silvestre Urbana de Belo Horizonte, que consistiu no levantamento técnico-científico, em parceria com a Fundep/UFMG, para mapeamento da fauna de BH, identificando os conflitos com animais como pequenos primatas, aves, gambás, morcegos, dentre outros, propondo a mitigação dos danos.
Com as informações da Prefeitura de Belo Horizonte