O Prefeito reeleito de Poço Fundo, Rosiel de Lima, foi o escolhido para comandar os trabalhos do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região dos Lagos do Sul de Minas Gerais (CISLAGOS), no período de 2025 e 2026. Ele vai substituir Laércio Cintra Nogueira, prefeito de Guaranésia. A eleição da Diretoria Executiva da instituição, formada por 51 municípios e considerada a maior deste setor em todo o estado de Minas Gerais, foi realizada na Estação Cafezal em Flor, em Alfenas, na noite da última sexta-feira (29).
A chapa “União pela Saúde”, liderada por Rosiel, foi a única apresentada para votação, e contou com o apoio de todos os associados, dentre prefeitos e gestores de saúde. Com ele, estarão na nova Diretoria o prefeito eleito de Guaxupé Jarbas Correa Filho (1º vice-presidente), o prefeito eleito de Campo do Meio Samuel Azevedo Marinho (2º vice-presidente), o prefeito eleito de Muzambinho Paulo Sérgio Magalhães (1º secretário), o prefeito eleito de Areado Douglas Ávila Moreira (1º suplente de secretário), e a prefeita eleita de Serrania Alexandra Maria de Oliveira Dias Bueno (2ª suplente de secretário).
Todos os municípios do consórcio estiveram representados na assembleia. Após apresentação da chapa, sob condução da Secretária Executiva Marivalda Cezário Santos Tobias, a decisão foi rápida. Em menos de 30 segundos, por votação unânime, a nova diretoria estava eleita. Após a escolha, Marivalda fez questão de tecer rápidas palavras direcionadas ao novo presidente, logo depois de oficializar o resultado. “Agora eu posso falar ao futuro presidente do CISLAGOS, a partir de janeiro de 2025. Rosiel é um grande amigo, que antes de ser prefeito foi secretário de saúde e lá atrás construímos uma grande amizade. Que Deus te abençoe e você siga com esse senso de responsabilidade e serenidade neste novo desafio”, disse.
O presidente eleito também falou rapidamente aos presentes, e depois fez questão de enviar à imprensa um agradecimento a todos os componentes do consórcio pela confiança depositada. “Em primeiro lugar, agradeço a Deus por me dar saúde, força e sabedoria para viver este momento tão especial. Ser eleito presidente do Cislagos é uma honra que carrego com humildade e muita responsabilidade. Quero agradecer de coração a todos os prefeitos que, com confiança e união, contribuíram para essa vitória. Essa eleição é a prova de que, quando trabalhamos juntos por um objetivo comum, podemos alcançar grandes resultados. Mais do que uma conquista individual, este é um compromisso coletivo de avançar ainda mais na saúde pública da nossa região”.
O prefeito poço-fundense também faz questão de reforçar o seu compromisso com a instituição, e a importância do consórcio para todos os seus associados. “Embora a posse aconteça apenas em janeiro, quero reafirmar desde já meu compromisso de dar continuidade ao excelente trabalho realizado no consórcio, sempre ouvindo e dialogando com cada município. O Cislagos é um espaço onde as decisões são tomadas com a participação de todos, e minha prioridade será fortalecer ainda mais essa parceria, respeitando as necessidades de cada cidade e buscando soluções que beneficiem a população como um todo”.
Trajetória voltada para a Saúde
A trajetória de Rosiel de Lima é bem conhecida em toda a região. Chamado de “o Prefeito da Saúde”, ele era membro altamente atuante do Conselho Municipal de Saúde de Poço Fundo quando foi convidado a assumir a Secretaria de Saúde do município, nos meses iniciais do primeiro mandato de Renato Ferreira de Oliveira à frente da Prefeitura, e permaneceu no cargo até fim do segundo mandato, quando se candidatou ao Executivo e foi eleito prefeito. Nestes anos todos, desde 2013, já vinha se destacando por sua atuação no CISLAGOS, inicialmente como membro técnico do Conselho e passando pela vice-presidência.
Agora, eleito presidente do principal Consórcio Intermunicipal de Saúde de Minas Gerais, espera colocar toda a sua experiência e vontade para promover ainda mais transformações positivas na Saúde da região. “Que Deus nos abençoe nessa nova jornada. Conto com cada um de vocês para juntos, construirmos um futuro ainda melhor para a saúde da nossa região. Muito obrigado pela confiança, pela parceria e por acreditarem no poder da união. Vamos em frente, com fé e determinação”, convoca.
Cislagos
Composto por 51 municípios, e com novas cidades prestes a serem inseridas no grupo, O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Região dos Lagos do Sul de Minas Gerais – Cislagos, foi criado por meio da união das localidades que tinham o interesse comum da promoção, prevenção e assistência na área de saúde.
Atualmente, fazem parte deste grupo: ALFENAS, ALPINOPOLIS, ALTEROSA, ARCEBURGO, AREADO, BANDEIRA DO SUL, BOA ESPERANCA, BOM JESUS DA PENHA, BOTELHOS, CABO VERDE, CAMPANHA, CAMPESTRE, CAMPO DO MEIO, CAMPOS GERAIS, CARMO DO RIO CLARO, CARVALHOPOLIS, CONCEICAO DA APARECIDA, COQUEIRAL, CORDISLANDIA, DELFINOPOLIS, DIVISA NOVA, ELOI MENDES, FAMA, GUAPÉ, GUARANESIA, GUAXUPE, ILICINEA, ITAMOGI, JACUI, JURUAIA, MACHADO, MONSENHOR PAULO, MONTE BELO, MONTE SANTO DE MINAS, MUZAMBINHO, NEPOMUCENO, NOVA RESENDE, PARAGUAÇU, POÇO FUNDO, POUSO ALEGRE, PRATAPOLIS, SANTANA DA VARGEM, SAO GONCALO DO SAPUCAI, SAO JOAO BATISTA DO GLORIA, SAO JOSE DA BARRA, SAO PEDRO DA UNIAO, SERRANIA, SILVIANOPOLIS, TRES CORACOES, TRES PONTAS e TURVOLANDIA.
Fonte: Cislagos
Foto: Redes Sociais