O prefeito de Alfenas, Fábio Marquês Florêncio, foi eleito vice-presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (ALAGO) e do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios do Lago de Furnas (CIMLAGO) para o biênio 2025-2026. A eleição ocorreu durante a Assembleia Geral Ordinária conjunta, realizada na sexta-feira, 17 de janeiro de 2025, no Auditório do Hotel San Marino, em Alfenas. O presidente eleito foi Cristiano Silva, prefeito de Capitólio.
Prefeito Fábio, que anteriormente ocupava o cargo de tesoureiro das entidades, ressaltou que estando como vice-presidente da entidade, assume o compromisso de lutar pelos municípios do Lago de Furnas, reiterando que a ALAGO está no caminho certo.
Entre os participantes, estiveram o deputado estadual Luizinho, que classificou a ALAGO como “fundamental para a formulação de políticas públicas no Lago de Furnas” e ressaltou a necessidade de assegurar a manutenção da cota mínima de água para o uso múltiplo. A ex-presidente Iza Menezes, ex-prefeita de Nepomuceno, que encerrou sua gestão, reforçou o valor da instituição e o potencial estratégico da região.
O evento também recebeu o prefeito de Patos de Minas, Falcão, candidato à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). Ele destacou a relevância da união entre os prefeitos para enfrentar desafios e alcançar resultados concretos.
ALAGO
Associação dos Municípios do Lago de Furnas (ALAGO) é uma iniciativa associativista direcionada para a sustentabilidade econômica e a preservação ambiental dos municípios banhados pelo lago.
O planejamento do desenvolvimento regional e a coordena de ações conjuntas são parte de seus objetivos. Além disso, apresentar os encantos turísticos, descobrir trilhas e roteiros, orientar empreendimentos e preservar os recursos naturais são também tarefas da ALAGO, cujo objetivo é fazer do Lago de Furnas um dos melhores circuitos turísticos do Brasil.
Assim, em 2004 foi realizado um completo diagnóstico de saneamento básico de 52 municípios do entorno do lago. Em seguida, também foram elaborados os Planos Diretores Participativos dos municípios, projetos para obras de tratamento de esgoto, destinação adequada de resíduos e drenagem pluvial.
A ALAGO também está mobilizada em torno do projeto de implantação da hidrovia do Lago de Furnas, consciente de que a navegabilidade do Lago, bem como a integração econômica e cultural dos municípios traz novas perspectivas de desenvolvimento para a região.
Ao todo são 39 munícipios banhados e 200 famílias beneficiadas.
CIMLAGO
O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios do Lago de Furnas (CIMLAGO) é uma entidade criada em 1999 com a missão de promover políticas públicas de forma compartilhada entre o Governo do Estado e os 13 municípios consorciados.
Fonte: Prefeitura Municipal de Alfenas
Foto: Cristino Martins/Agência Pará