Mais um imóvel histórico foi tombado através dos trabalhos conjuntos do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAC) e do setor de Lazer, Cultura e Turismo da Prefeitura de Paraisópolis.
Trata-se do prédio construído entre os anos de 1920 e 1930, pelo então agente executivo Álvaro Augusto de Almeida, para abrigar a primeira sede do município. O tombamento consta no decreto 4592, de 25 de outubro de 2024.
Hoje, o imóvel localizado à Rua Marechal Deodoro, nº 363, Centro da cidade, sedia o departamento municipal de Saúde. Este é o quarto tombamento de imóvel histórico feito durante a atual Administração, que tem o objetivo real e efetivo de preservação da história.
O antigo prédio da Administração Municipal foi construído entre 1920 e 1930, durante a administração do agente executivo Álvaro Augusto de Almeida, com a finalidade de ser a primeira sede da municipalidade. O imóvel foi erguido com o apoio de políticos como Lauro Augusto de Almeida, deputado da Câmara dos Deputados de Minas Gerais naquele período, e o senador Francisco Álvaro Bueno de Paiva.
O antigo prédio da Administração Municipal foi utilizado como sede da municipalidade até o ano de 1976, na administração de Avelino Ribeiro Filho. Naquele ano, o Paço Municipal foi transferido para o prédio do antigo Fórum, que foi adquirido e reconstruído pelo poder público municipal. Este prédio foi utilizado como sede da Prefeitura até 2024, ano em que o Paço ganhou nova sede, à Praça Presidente Vargas.
Fonte e fotos: Prefeitura de Paraisópolis