O local ganhou novos bancos, mesas, lixeiras, nova pintura e piso tátil, faixas elevadas para a travessia de pedestres e um moderno playground
A praça Raimundo Alves da Cunha, na região do Riacho, está de cara nova. A comunidade recebeu no sábado (29/6) um espaço completamente revitalizado. Antes abandonado, o local ganhou novos bancos, mesas, lixeiras, nova pintura e piso tátil para pessoas com deficiência visual. As crianças ganharam playground e a acessibilidade foi melhorada com faixas elevadas para a travessia de pedestres. Foram investidos R$140 mil nas obras.
O nome da praça é uma homenagem ao comerciante Raimundo Alves da Cunha, que foi um dos primeiros moradores do bairro e tornou-se o primeiro a ter uma “venda” no local. Durante a entrega, ele destacou a alegria que sentiu ao ver o espaço agora totalmente renovado, sendo ponto de encontro para moradores, e espaço de diversão para crianças.
“A praça ficou bonita demais. Muito bacana para o pessoal vir aqui. Depois de ter sido abandonada por muito tempo, agora temos uma praça de verdade, agora tá com cara de praça. Toda população aqui do Riacho das Pedras agradece. A comunidade fica feliz”, falou Reginaldo Alves da Cunha, 55 anos, que tem um bar nas proximidades do local.
A aposentada Delma D’Angeli da Silva, 73 anos, que também mora nos arredores, estava feliz pela entrega do novo espaço, ao lado da neta, Kamilla Shirmer Teixeira, 22 anos. “A praça ficou excelente. Parece outro local. Dá pra gente se divertir, sentar à tarde com as crianças, ler um revista, fazer um caça-palavra, ver os gatos passando na praça”, falou ela que mora no local há 30 anos. A neta completou: “Melhorou 100%. Eu gostei, porque gosto muito de vir aqui, quando tem criança se divertindo e muita coisa boa para aproveitar.”
A prefeita Marília Campos destacou em sua fala que “um espaço público bem cuidado traz prosperidade e eu sei que este aqui tem um significado especial na vida de vocês, porque é aqui que as nossas crianças vão brincar, é aqui que elas vão fazer amizades, é aqui que os idosos terão sua convivência. É por isto que cuidamos de toda a cidade”, afirmou.
Diversos vereadores, secretários municipais e demais autoridades participaram da inauguração da nova praça.
História
De acordo com o filho do sr. Raimundo, o comerciante Reginaldo Alves da Cunha, 55 anos, o pai dele chegou ao Riacho das Pedras nos anos 1940. “Quando chegou aqui, não tinha asfalto, não tinha pedra. Porque primeiro foi pedra, depois virou asfalto. Então, quando chegou aqui eram pouquíssimos moradores. Aí ele colocou uma venda. Essa venda atendia a pouquíssimos moradores. Vendia na caderneta, vendia fiado. Quem tinha dinheiro comprava, e quem não tinha comprava também. Vendia de tudo! Manteiga a granel, arroz a granel. Não tinha tudo empacotado, não, e os enlatados nem tinham data de validade”, relembra ele, revelando mais um pouco da trajetória de quem também faz parte da história de Contagem. O sr. Raimundo faleceu em 1984.
Fonte e Fotos: Prefeitura de Contagem