No dia 19 de outubro, Pouso Alto celebrou 332 anos de história e 146 anos de Emancipação Político-administrativa. A programação deste ano, além de homenagear personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do município, também comemorou os 150 anos do Casarão “Solar dos Barões” e incluiu o 2º Festival do Queijo e Produtos da Terra. As festividades ocorreram na Praça Central de Pouso Alto.
Na sexta-feira (18), as comemorações tiveram início com a Feira Livre Agropecuária, seguida por apresentações musicais, incluindo o Discoteque Dona Xêpa com DJ Massada Sound, a Banda Dino e o Forró de Eduardo & Cristiano.
No sábado (19), a programação começou pela manhã com o projeto cultural Abadá Capoeira, coordenado pelo mestre Jibóia Mineiro. Um grupo de cidadãos também participou da 6ª Caminhada Ecológica, organizada pela Care Fisio e Pilates, percorrendo 3 km pelo bairro Chácara, em meio às belezas naturais de Pouso Alto.
Nos dois dias de festividade, a Feira Livre Agropecuária reuniu artesãos, produtores, confeiteiras e empreendedores locais e da região, que apresentaram uma grande variedade de produtos. O sábado também foi marcado pelo desfile cívico, pela exposição fotográfica “Pouso Alto: 332 anos de História e Tradição”, de Everson Ângelo Tobias, além de uma apresentação do Circo Revoar, de Passa Quatro, e shows musicais com Pop Matuto e da dupla Carreiro & Capataz.
Desfile Cívico
O desfile cívico, ponto alto das celebrações, destacou as riquezas culturais e históricas de Pouso Alto, em um cortejo que reuniu autoridades e a comunidade local. A solenidade contou com a apresentação da Corporação Musical Mário Russano e da Fanfarra de Pouso Alto.
Abrindo o desfile, crianças e educadoras do Centro Municipal de Educação Infantil “Mundo Encantado” desfilaram representando os fundadores de Pouso Alto, com as crianças homenageando os povos indígenas, a fauna local e os bandeirantes. Em seguida, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que comemorou 28 anos, também participou, recebendo homenagens da comunidade, que entoou um emocionante “parabéns” à instituição.
A Escola Municipal Maria Ferraz Koeler, do distrito de Sant’Ana do Capivari, abrilhantou o evento com relatos sobre a história da localidade. Já a Escola Municipal Ribeiro da Luz homenageou o Casarão “Solar dos Barões” em seu 150º aniversário, com faixas e bandeiras que narraram os principais marcos da história do prédio.
Os alunos da Escola Municipal Antônio Amâncio da Silva prestaram tributo aos 27 prefeitos que já governaram Pouso Alto, destacando também figuras ilustres do município. Uma emocionante homenagem foi feita ao atual prefeito, Vicente Wagner Guimarães Pereira. A Escola Estadual Felizandra Russano encerrou as participações escolares com uma ala de bandeiras.
O desfile foi concluído com apresentações da Fanfarra de Pouso Alto, do Centro de Atendimento e Adolescente de Pouso Alto (CEAAPA), das alunas do Stúdio H-Eloísa e da tradicional Folia de Reis, reforçando a importância da preservação cultural do município.
Exposição Casarão “Solar dos Barões”
A exposição fotográfica “Pouso Alto: 332 anos de História e Tradição”, de Everson Ângelo Tobias, realizada no Casarão “Solar dos Barões”, retratou a história tanto do prédio quanto do município. O Casarão, um exemplo da arquitetura barroca mineira, foi construído em 1847 pelo Barão de Monte Verde, que o cedeu ao seu genro, Dr. Joaquim Bento Ribeiro da Luz, o primeiro juiz de direito da Comarca de Pouso Alto, que ali residiu até 1912.
Em 1912, o prédio foi transformado em Colégio pelos Padres Mercedários e, em 1928, tornou-se municipal. Anos depois, em 1952, foi restaurado para abrigar o Fórum local, cuja inauguração contou com a presença do então governador Juscelino Kubitschek. Após a transferência da Comarca para São Lourenço, o edifício foi tombado como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Pouso Alto e, atualmente, sedia a Prefeitura Municipal e a Casa da Cultura.
Para conferir o álbum de fotos do Aniversário de Pouso Alto, clique aqui.
Por Leonardo Souza
Fotos: Jornal Panorama