Os Pontos de Atendimento Virtual – PAV vinculados a Delegacia da Receita Federal no Sul, em Varginha, realizaram 24.308 atendimentos no ano de 2024. A maior parte dos atendimentos refere-se a CPF (inscrição, regularização, alteração), pesquisa de situação fiscal e informações sobre ITR (imposto territorial rural).
No Sul de Minas, há 87 PAVs em funcionamento. Somando-se às agências e CAC, 95% da população do Sul de Minas possui atendimento presencial da Receita Federal em sua própria cidade.
Com os atendimentos realizados pelo PAV, estima-se que os cidadãos economizaram mais de 1 milhão de reais no decorrer do ano. Esse valor refere-se a gastos com combustível e deslocamentos dos cidadãos até as agências e CACs da Receita Federal mais próximos de seu município.
O PAV com maior número de atendimento em 2024 foi o de Santa Rita do Sapucaí com 2.477, seguido pelo de Altinópolis 2.155 e Nepomuceno 1214.
Os Pontos de Atendimento Virtual são uma iniciativa da Receita Federal em conjunto com as Prefeituras, Câmaras Municipais e outros órgãos que têm por objetivo aumentar a capacidade de atendimento local da Receita Federal. O ente parceiro oferece acesso a vários serviços do órgão, orientando o cidadão, ou formalizando processo digital para que a Receita Federal conclua o atendimento.
“O PAV, evita que os cidadãos precisem se deslocar até as agências para serem atendidos. Além de orientações para o atendimento, no PAV, os atendentes podem enviar a documentação para que a equipe da Receita Federal analise, por meio de processo digital. Assim, garantimos o atendimento para toda a sociedade, mas, a principal beneficiada é a população de baixa renda.” disse o delegado da Receita Federal no Sul de Minas, auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa.
Veja os serviços atendidos pelo PAV
- CAEPF – Inscrição, baixa, cancelamento ou alteração de dados;
- Cafir – Inscrição, alteração, cancelamento ou reativação;
- CNO – Inscrição, alteração ou anulação por multiplicidade;
- Consulta Pendência Fiscal PF, PJ, Imóvel Rural;
- Consulta Pendência Malha Fiscal Pessoa Física;
- Consulta Restituição e Situação DIRPF;
- Conversão de Processo Eletrônico para Digital;
- Cópia de Processo;
- Cópia de Declaração e Recibos para Pessoa Física – DIRPF, DIRF Beneficiário e DITR;
- Cópia Declaração e Recibos – GFIP, Perdcomp, Dacon, Dmed;
- CPF – Comprovante de Inscrição, Inscrição, Alteração e Regularização;
- Emissão de Documento de Arrecadação – Darf e GPS;
- Impugnação, Recurso, Manifestação de Inconformidade;
- Juntada de Documentos;
- Procuração RFB;
- Protocolo de Documentos;
- Protocolo de Documentos – Certidão de Obras;
- Protocolo de Documentos – Certidão de Regularidade Fiscal;
- Protocolo de Documentos – CNPJ – Inscrição, Alteração e Baixa;
- Protocolo de Documentos – Retificação de Documentos de Arrecadação – Redarf/RETGPS.
Fonte e foto: Receita Federal