A Prefeitura de Belo Horizonte conquistou duas importantes premiações no 28º Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Os prêmios, de 1º e 3º lugares, são o reconhecimento das políticas desenvolvidas pela Coordenação de Atenção Integral à Saúde da Mulher e Perinatal, da Secretaria Municipal de Saúde da capital.
O projeto “Equipe Multiprofissional de Apoio às Gestantes e Puérperas em Situação de Vulnerabilidade (EMAP-GPV)” ficou com o 1º lugar na categoria Inovação para o Cuidado. A EMAP-GPV foi criada com o objetivo de garantir assistência às mulheres que vivenciam a maternidade em meio às vulnerabilidades, possibilitando articulações com os equipamentos da rede para garantir a oferta dos cuidados em saúde necessários durante a gestação, parto e puerpério. Somente neste ano, cerca de 200 mulheres foram acompanhadas pela equipe em Belo Horizonte.
Já o projeto “Formação de Doulas Comunitárias”, conduzido pela Prefeitura de BH em parceria com as maternidades da rede SUS-BH, conquistou o 3º lugar na mesma categoria. A capacitação visa melhorar a experiência de parto nas maternidades públicas do município, proporcionando acolhimento e apoio emocional às gestantes e familiares. Atualmente, 50 mulheres estão sendo capacitadas para se formarem em Doulas Comunitárias.
“Os prêmios reconhecem o trabalho dos profissionais envolvidos e valorizam estratégias criativas e inovadoras que produzem resultados positivos e cuidado qualificado às usuárias da rede SUS-BH”, disse a coordenadora de Atenção Integral à Saúde da Mulher e Perinatal, Amanda Peres.
Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte
Foto: Divulgação