sexta-feira, 18 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Um policial britânico foi suspenso após a divulgação de vários vídeos nas redes sociais mostrando uma agressão envolvendo policiais no aeroporto de Manchester. Os vídeos, que mostram o agente chutando e pisoteando a cabeça de um homem deitado de bruços, geraram um clamor público e levantaram questões sobre a violência policial e acusações de racismo no Reino Unido.

A Polícia da Grande Manchester (GMP) classificou as imagens como “verdadeiramente chocantes” e reconheceu que o incidente, que começou após três policiais serem feridos em uma “agressão violenta”, foi uma “ocorrência incomum”. Uma policial, que teve o nariz quebrado, foi uma das feridas. A GMP informou que se referiu voluntariamente ao Gabinete Independente de Conduta Policial (IOPC) para uma investigação completa. O IOPC confirmou que iniciou uma investigação sobre o caso.

Em um comunicado, o IOPC afirmou: “Entendemos que as imagens compartilhadas nas redes sociais causaram choque e preocupação generalizados. É essencial que investiguemos todas as circunstâncias em torno do incidente”.

O policial que aparece no vídeo foi suspenso e afastado de suas funções operacionais. Os vídeos começaram a circular na quarta-feira, 24 de julho, e rapidamente se tornaram virais, desencadeando protestos do público e de alguns políticos.

Um dos vídeos mostra um homem no chão com dois policiais apontando um taser para ele. Em seguida, um policial se aproxima e começa a chutá-lo no rosto, enquanto ainda segura o taser, antes de pisar em sua cabeça. Uma mulher pode ser ouvida gritando “pare com isso, ele não fez nada!” enquanto pequenos respingos de sangue são visíveis no chão.

Com as informações da CNN

Fotos: Reprodução

Compartilhe:
Exit mobile version