A Polícia Militar do Meio Ambiente realizou uma importante operação em Perdigão, que resultou na apreensão de 41 pássaros mantidos ilegalmente em cativeiro. A ação, parte do combate ao tráfico de animais silvestres, evidenciou a gravidade do problema no município e contribuiu para a proteção da fauna local.
De acordo com o Sargento César, responsável pela ocorrência, foram apreendidos 21 pássaros da fauna silvestre, além de 20 canários belgas, todos encontrados em condições de maus-tratos. “É uma atividade ilícita que gera dinheiro para o pessoal. Infelizmente, a gente combate o tráfico, mas é importante ressaltar que a ajuda da população é fundamental para o sucesso dessas operações”, destacou o sargento durante a abordagem.
A apreensão de animais silvestres é uma das ações mais desafiadoras realizadas pelas autoridades, uma vez que muitos desses animais são mantidos em cativeiro de forma ilegal, sem as condições mínimas de bem-estar. Além disso, o tráfico de espécies ameaçadas de extinção representa uma ameaça direta à biodiversidade local.
Denúncias podem ser feitas anonimamente pelo telefone 181.
Por Leonardo Souza
Com as informações e fotos: Prefeitura de Perdigão