A Polícia Federal (PF) está reforçando suas ações de segurança para as Eleições Municipais de 2024, com foco na proteção do processo eleitoral e no combate a crimes relacionados. Com um contingente de mais de seis mil policiais, a PF utilizará drones para monitorar áreas críticas, visando coibir práticas como boca de urna e compra de votos. A atuação da PF ocorrerá em todo o país, e a instituição também atenderá a requisições da Justiça Eleitoral, integrando o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional.
Entre as preocupações principais da PF para as eleições deste ano estão a disseminação de fake news, o uso indevido de inteligência artificial e deepfakes, a violência política, especialmente em relação a gênero, e a atuação do crime organizado. Em resposta a esses desafios, a PF já deflagrou 40 operações de combate a crimes eleitorais e apreendeu mais de R$ 16,7 milhões em bens relacionados a irregularidades. Atualmente, cerca de 2.200 inquéritos policiais estão em andamento, focando em crimes eleitorais e em ações contra o Estado Democrático de Direito.
A PF reafirma seu compromisso com a legitimidade do processo eleitoral, empregando tecnologia e coordenação com a Justiça Eleitoral e outras forças de segurança para assegurar um pleito seguro e transparente.
Fonte e Foto: Agência Gov