Na manhã do dia 20 de agosto, a Polícia Federal deflagrou a Operação Talha Dupla, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. A operação envolve o cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão em Uruguaiana (16), Pelotas (1) e Florianópolis (1).
A investigação teve início em novembro de 2022, após a Receita Federal apreender 1 milhão de reais transportados por uma jovem em duas malas idênticas. A mulher foi conduzida à Polícia Federal em Jaguarão, o que desencadeou a apuração.
A Polícia Federal descobriu que o dinheiro era originário do tráfico internacional de drogas, com foco na região de Uruguaiana, onde o grupo criminoso opera intensamente. O mesmo grupo investigado já havia sido alvo da Operação Plano Alto, realizada pela PF em 2015. Naquela ocasião, ficou comprovado que os criminosos traziam cocaína da Bolívia em aviões de pequeno porte, descarregando a droga em fazendas na região de Uruguaiana.
Fonte e fotos: Polícia Federal