Nesta quinta-feira (20), a Polícia Federal iniciou uma grande operação para desmantelar uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de armas. A ação é um desdobramento da ‘Operação Senhor das Armas’, que teve início em 2017, quando 60 fuzis foram apreendidos no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
Após intensas investigações, a PF descobriu que o grupo era responsável pelo envio de cerca de 2 mil fuzis de Miami, nos Estados Unidos, para o Rio de Janeiro. No estado fluminense, as armas eram distribuídas para a maior facção criminosa da região. O líder da organização foi identificado e, segundo a Polícia Federal, utilizava tanto pessoas físicas quanto jurídicas para adquirir imóveis e bens, com o objetivo de lavar o dinheiro proveniente do tráfico de armas.
A operação visa cumprir 14 mandados de busca e apreensão em residências e empresas associadas aos criminosos, localizadas nos bairros da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. Além disso, a Justiça determinou o sequestro e o bloqueio de bens e ativos do grupo, que somam R$ 50 milhões.
Cerca de 80 policiais federais e 10 policiais civis estão cumprindo os mandados, com apoio do Ministério Público Federal (MPF), do Comitê de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (CIFRA) e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJSP). Os envolvidos responderão por diversos crimes, incluindo tráfico internacional de armas, organização criminosa, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, corrupção ativa e passiva.
Com informações da Rádio Itatiaia/ fotos: Polícia Federal