Uma ação policial voltada à repressão de estelionato, em Rio Paranaíba, região do Alto Paranaíba, resultou, na quinta-feira (19), na recuperação de um veículo que havia sido anunciado em um site de compra e venda pela vítima.
O golpe se deu após o proprietário receber a ligação de um suposto interessado na aquisição, o qual informou que outra pessoa iria verificar o carro. O golpista, então, acertou o negócio e o veículo foi entregue a esse terceiro, porém a vítima não recebeu o valor combinado.
A partir de informações sobre o comprador, a equipe da Delegacia de Polícia Civil em Rio Paranaíba o contactou, solicitando o comparecimento ao setor de trânsito, momento em que o automóvel foi apreendido.
Falso intermediário
A Polícia Civil alerta quanto ao golpe do falso intermediário. O delegado Guilherme Fonseca de Campos explica que a fraude começa a partir da divulgação da venda do veículo em sites ou jornais.
“O falsário duplica o anúncio, vendendo o bem, como se fosse dele, por um valor muito menor do que o divulgado pelo dono. O comprador, interessado na oferta, faz contato com o estelionatário, e este age como um intermediário na venda. Para o vendedor, o golpista diz que está fazendo negócio para uma terceira pessoa”, detalha Campos.
Cuidados
Ainda segundo o delegado, há alguns cuidados que podem ser adotados para evitar cair em golpes de estelionatários ao anunciar ou comprar veículos pela internet.
Orientações ao vendedor:
- Não forneça informações pessoais, bem como dados de identificação do veículo para a pessoa interessada em comprá-lo.
- As informações somente devem ser passadas de forma presencial.
- Se forem solicitadas fotos do documento ou informações do veículo, peça ao interessado que vá até você ou combine um local onde possam se encontrar; não troque informações pela internet.
Dicas ao comprador:
- Vá até o vendedor e verifique o veículo presencialmente.
- Certifique-se se o nome que consta no documento do veículo a ser vendido é o mesmo da pessoa que anunciou o carro.
- Procure o órgão de trânsito e solicite informações do veículo.
- Não faça transferências bancárias antes de ter qualquer contato presencial com a pessoa que está negociando o veículo.
- Desconfie, caso o valor do veículo esteja bem abaixo do valor de mercado.
Fonte e foto: PCMG