O projeto Chame a Frida da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), canal de atendimento virtual e automático a vítimas de violência doméstica e familiar, acaba de chegar ao alcance da população de Curvelo, região Central do estado. O lançamento da ferramenta ocorreu na manhã de terça-feira (15), no Encontro da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Para ter acesso ao serviço, basta iniciar uma conversa via chatbot no WhatsApp pelo número (38) 7400-2803.
Durante o evento, realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a delegada Mércia Leite, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Curvelo, e a investigadora Cintia Pedruzzi, apresentaram as funcionalidades do projeto, que tem a proposta de facilitar a comunicação de mulheres em situação de violência doméstica com a PCMG. A partir do acionamento, é possível, por exemplo, receber orientações e agendar o comparecimento na unidade policial para requerer as medidas protetivas de urgência.
Já a chefe de cartório Keliane Lopes apresentou uma breve contextualização sobre o projeto idealizado pela escrivã da PCMG, Ana Rosa Campos, que se inspirou na artista plástica Frida Kahlo. A iniciativa é desenvolvida dentro do Planejamento Estratégico da PCMG e está em conformidade com a lei que institui a política de atendimento à mulher vítima de violência no estado.
Além de policiais que integram a equipe da Deam, participaram do lançamento do projeto o delegado regional em Curvelo, Henrique Cesar Falleiros, e demais representantes da Rede de Enfrentamento, como profissionais do Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Polícia Militar.
Fonte e foto: PCMG