Em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, a Polícia Civil encerrou na quinta-feira, 15 de maio, a apuração de um caso envolvendo violência doméstica contra uma mulher de 25 anos. O homem investigado, de 30 anos, foi formalmente acusado pelos crimes de vias de fato, ameaça e descumprimento das medidas protetivas de urgência. Ele permanece detido em prisão preventiva.
As apurações começaram em abril deste ano, após a vítima registrar queixas na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), relatando agressões físicas e perseguição por parte do ex-companheiro. Com base nas informações, a polícia solicitou as medidas protetivas, que foram concedidas pela Justiça local.
Mesmo com as determinações judiciais vigentes, o acusado violou repetidamente as restrições. Em função do aumento dos episódios de violência, a vítima foi incluída no programa de Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), recebendo suporte da rede de proteção, com encaminhamentos ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e acesso a abrigo institucional.
Durante uma visita da PPVD, foi constatado um risco iminente de feminicídio, o que motivou a atuação conjunta da Polícia Civil, Ministério Público, Poder Judiciário e Secretaria Municipal de Assistência Social para assegurar a proteção da vítima e combater a violência.
Com os dados reunidos, a Polícia Civil solicitou a prisão preventiva do suspeito, que foi autorizada pelo Judiciário e executada pela Polícia Militar de Minas Gerais. O inquérito, acompanhado de provas documentais que confirmam a conduta do acusado, foi enviado para análise judicial.
Por: Eduardo Souza
Com informações: Polícia Civil de Minas Gerais
Foto: PCMG/Divulgação