No dia 4 de fevereiro, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou uma ação de solidariedade em Montes Claros, na região Norte do estado. A delegacia local fez a entrega de brinquedos e materiais escolares para crianças atendidas pelo Instituto Cristão Segunda Chance, uma instituição que apoia famílias em comunidades carentes e em situação de vulnerabilidade social.
A delegada Monique Morais Bicalho explicou que os itens entregues são parte de uma carga recuperada durante a operação Noel, deflagrada pela PCMG em dezembro do ano passado. A operação, coordenada pela 3ª Delegacia de Polícia Civil de Montes Claros, teve como objetivo desarticular uma associação criminosa que praticava fraudes e furtos qualificados, adquirindo produtos por meio de empresas fantasmas sem efetuar os devidos pagamentos.
Os materiais que agora estão sendo doados foram originalmente vítimas do esquema criminoso e, com a autorização da Justiça, foram entregues a instituições de apoio social. As crianças que receberam as doações estavam participando da colônia de férias organizada pelo Instituto Cristão Segunda Chance, aproveitando o momento de lazer para fortalecer vínculos e participar de atividades educacionais e recreativas.
A ação social reforça o compromisso da Polícia Civil com o trabalho preventivo e a promoção do bem-estar social. “A Polícia Civil, em seu trabalho social e preventivo, tem buscado parcerias com instituições que também visem ao bem-estar social por meio da gestão coletiva da segurança pública; e zelar pela orientação positiva das crianças e adolescentes é fundamental”, destacou Monique Morais Bicalho.
O Instituto Cristão Segunda Chance é uma organização voltada à promoção de atividades que afastam crianças e adolescentes das drogas e da criminalidade, oferecendo apoio em uma série de áreas, como educação e reintegração social. Por meio de parcerias como essa, a Polícia Civil e as instituições locais buscam construir uma rede de proteção e apoio, visando o desenvolvimento de um futuro mais saudável e seguro para as crianças e suas famílias.
Com as informações e foto da Polícia Civil de Minas Gerais