Nessa quarta-feira (16), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em conjunto com a Polícia Penal (PPMG), deflagrou a operação Diluvium, visando combater o tráfico de drogas e desarticular organizações criminosas nas cidades de Medina, Itaobim e região, no Vale do Jequitinhonha. A ação resultou no cumprimento de 23 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de integrar grupos criminosos de abrangência nacional.
Investigações
A operação foi fruto de investigação conduzida pelas Agências de Inteligência da PCMG e da PPMG. Mensagens trocadas entre presos das facções na região de Medina foram monitoradas pela Inteligência da Polícia Penal, em um trabalho conjunto com o 15º Departamento de Polícia Civil, localizado em Teófilo Otoni. As informações, decodificadas pelos investigadores da PCMG, revelaram o envolvimento de criminosos em atividades de tráfico de drogas e outros crimes violentos, o que possibilitou a expedição dos mandados.
O delegado Danilo Fernandes Souza, responsável pela Delegacia de Polícia Civil em Medina, coordenou os trabalhos em campo para confirmar as informações, representando judicialmente pelas medidas cautelares, que foram deferidas integralmente.
Prisões
Devido à complexidade da operação e ao perfil dos alvos, equipes especializadas da Polícia Civil foram mobilizadas, incluindo da Coordenação de Recursos Especiais (Core), da Coordenação de Operações com Cães (COC) e da Coordenação Aerotática (CAT), sob a supervisão do delegado regional em Pedra Azul, Thiago de Carvalho Passos, e do chefe do 15º Departamento, Amaury Tenorio de Albuquerque.
No total, 23 pessoas foram presas: nove delas estavam em liberdade e foram encaminhadas ao sistema prisional, enquanto outras 14, já detidas por outros crimes, tiveram seus mandados formalizados.
Mais de 80 policiais participaram da operação, incluindo equipes das delegacias regionais em Pedra Azul, Teófilo Otoni e Almenara, além da Polícia Penal da 15ª Diretoria Regional.
O delegado Artur Vieira Temponi, coordenador de Inteligência do 15º Departamento de Polícia Civil, enfatizou a importância da ação integrada. “Essa operação demonstra a relevância da cooperação entre as forças de segurança pública. Juntos, garantimos mais segurança para a população e a responsabilização dos criminosos”, disse.
Fonte e foto: PCMG