A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu, no dia 29 de dezembro um homem de 30 anos, após o cumprimento de um mandado de prisão temporária expedido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). O suspeito foi detido e segue sob custódia, à disposição da Justiça.
As investigações começaram no dia anterior, após denúncias anônimas que alertaram a Divisão de Prevenção e Combate ao Extremismo Violento sobre a chegada de um indivíduo a Brasília, com intenções de realizar atentados violentos. Com base nas informações recebidas, a polícia iniciou um monitoramento contínuo do suspeito, que estava vindo de Fortaleza (CE). A PCDF solicitou à Justiça do DF a prisão temporária de cinco dias e outras medidas cautelares, que foram prontamente deferidas no plantão do Judiciário durante o fim de semana.
A ação de prisão foi marcada por um operativo complexo, que envolveu o uso de helicóptero da Divisão de Operações Aéreas da PCDF. Os agentes interceptaram o caminhão no qual o acusado viajava como carona, em uma rodovia da Bahia, a caminho de Brasília. Em vídeo publicado pela PCDF, é possível ver um homem sem camisa, não identificado, sendo detido pelos agentes à beira da estrada após ordens para que ele saísse do veículo.
De acordo com as informações preliminares, o suspeito teria manifestado a intenção de realizar atentados em Brasília, com a ameaça de graves consequências para a segurança pública. Em nota, a Polícia Civil afirmou que sua rápida atuação evitou a concretização de qualquer ato violento que pudesse colocar em risco a população e a ordem pública da capital federal.
As investigações seguem em andamento, e a PCDF está trabalhando para reunir mais informações sobre o caso, incluindo a possibilidade de envolvimento de outras pessoas no planejamento do atentado. A polícia também está apurando se há conexões com outros grupos ou indivíduos que possam ter dado apoio ao suspeito.
Com as informações da Agência Brasil
Foto: Frame Polícia Civil-DF / Divulgação