quarta-feira, 4 de dezembro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

Para melhor acolher vítimas de violência doméstica e familiar, o Espaço Reviver da Casa da Mulher Mineira, unidade vinculada à Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), recebeu novas doações de roupas, calçados e produtos de beleza. A entrega dos itens ocorreu na tarde desta terça-feira (03).

A iniciativa é resultado de parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), que realizou a campanha de arrecadação. Segundo a delegada Larissa Maia, titular da Diretoria Estadual de Gestão das Delegacias de Atendimento à Mulher, a ação integra as atividades dos 21 Dias de Ativismo pelo Enfrentamento da Violência contra a Mulher.

“Durante esse período, a Polícia Civil participa de eventos e ações educativas em todo o estado para debater o tema. A ação de hoje ressalta o foco da instituição em realizar o acolhimento das vítimas nas unidades policiais, promovendo com isso o resgate da sua autoestima”, destaca a diretora.

Mobilização

Como explica a assessora técnica da Sedese, Bárbara Fonseca, a ação na Casa da Mulher Mineira foi possível graças à colaboração de três empresas para o Varal Solidário, projeto desenvolvido por meio da Subsecretaria de Política dos Direitos das Mulheres, que, nesta edição, fomenta o Espaço Reviver.

A atividade também contou com a participação do Centro Estadual Risoleta Neves de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (Cerna). “O Cerna está presente nessa ação oferecendo acolhimento empático e uma escuta qualificada”, pontua a psicóloga Rosiane Lima.

À frente da Divisão Especializada em Atendimento à Mulher, ao Idoso, à Pessoa com Deficiência e Vítimas de Intolerância (Demid), a delegada Danúbia Quadros destaca a importância da iniciativa: “A Polícia Civil agradece as doações, que certamente vão contribuir para acolher a mulher em situação de violência e quebrar o ciclo da violência”.

Espaço Reviver

O Espaço Reviver é um projeto da Casa da Mulher Mineira – unidade de acolhimento, apoio e transformação da mulher em situação de violência doméstica e familiar, que realiza atendimento e encaminhamentos necessários à proteção integral.

Nessa perspectiva, o espaço busca proporcionar oportunidades para as vítimas poderem se reerguer e se reinventar. Roupas, sapatos, material de higiene pessoal e outros objetos estão disponíveis às mulheres que, por conta da violência, perderam ou tiveram, de alguma forma, seus bens inutilizados.

21 Dias de Ativismo

Os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher é uma campanha que começa no dia 20 de novembro e segue até 10 de dezembro. Neste ano, a PCMG trabalha o tema com o slogan “Viver sem Violência é um Direito de Todas as Mulheres. Denuncie!” e traz reflexões sobre a contextualização dos diversos tipos de violência contra a mulher, mostrando que a violência não é só física.

Fonte: PCMG

Foto: Divulgação / PCMG

Compartilhe:
Exit mobile version