A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu, na sexta-feira (23), a investigação sobre o estupro de uma jovem de 19 anos em Belo Horizonte, resultando no indiciamento do suspeito de 26 anos. O homem foi preso em flagrante no bairro Santo Antônio, na capital, após os fatos ocorrerem no dia 15 de agosto de 2024. A vítima foi abordada pelo suspeito, que se fez passar por motorista de transporte de aplicativo.
O caso foi investigado pela Delegacia Especializada de Combate à Violência Sexual (DECVS), que faz parte da Divisão Especializada em Atendimento à Mulher, ao Idoso e à Pessoa com Deficiência e Vítimas de Intolerância (Demid), do Departamento de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam). A PCMG também solicitou e obteve a prisão preventiva do suspeito, conforme deferido pelo Poder Judiciário.
A delegada-geral do Defam, Carolina Bechelany, comemorou a conclusão da investigação durante o mês de Agosto Lilás, uma campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher. Ela destacou a relevância da ação no Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, coincidentemente no mesmo local onde o crime ocorreu, a Praça Sete. “Hoje, no Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, concluímos uma investigação importante que representa o trabalho das equipes especializadas da PCMG em combate à violência sexual”, afirmou Bechelany.
A chefe da Demid, delegada Danúbia Quadros, destacou a importância da ação de conscientização promovida pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a operação Shamar, que visa educar as mulheres sobre as formas de violência e os canais de denúncia. “Esta ação integra a operação Shamar e visa levar conhecimento às mulheres sobre como denunciar e acessar a rede de proteção disponível”, explicou Quadros.
A delegada Larissa Mascotte, responsável pelo inquérito, detalhou que o suspeito usou seu trabalho como motorista de aplicativo para enganar a vítima. Segundo Mascotte, a jovem, que estava vendendo bala na Praça Sete, aceitou a oferta de corrida do suspeito, que afirmou que o valor não seria um problema. “Ele a levou para um local afastado, trancou as portas do veículo e, com uma faca, obrigou a jovem a tirar a roupa e cometeu o estupro”, relatou Mascotte.
O crime ocorreu na região do bairro Taquaril, na zona Leste de Belo Horizonte. O suspeito foi preso no mesmo dia em sua residência no bairro Santo Antônio. O veículo usado no crime foi encontrado e apreendido em Nova Lima. A investigação também revelou que o homem possui um histórico criminal, incluindo registros anteriores de estupro e um inquérito em andamento na Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente, relacionado a um caso similar envolvendo uma vítima de 14 anos.
Fonte e foto: Polícia Civil de Minas Gerais