segunda-feira, 21 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O Plano Diretor do Turismo Verde: Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável de Minas Gerais alinha as políticas públicas às melhores práticas de sustentabilidade, promovendo a preservação ambiental e do patrimônio histórico e cultural do Estado. Lançada no dia 8 de outubro, a iniciativa é realizada pelo Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

O documento é fruto do trabalho conjunto do Governo do Estado, Instâncias de Governança Regionais, municípios e toda a cadeia produtiva do turismo mineiro, o que garantiu que as necessidades dos diversos setores da sociedade civil, iniciativa privada e órgãos públicos fossem atendidas. Com ele, a Administração Pública poderá planejar políticas de curto, médio e longo prazo, com ações previstas até 2031.

A iniciativa é realizada com recursos do Acordo de Reparação ao rompimento em Brumadinho, assinado pelos compromitentes – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG). O rompimento tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.

Foto Secult/Divulgação

Fonte: Secretaria de Turismo de Minas Gerais

Compartilhe:
Exit mobile version