No dia 29 de janeiro, representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Assistência Social de Pirapetinga, juntamente com o vice-prefeito Romeu, se reuniram com representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), especialmente da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (CIMOS), e membros da Associação Força e Trabalho de Além Paraíba (AFETAP), na sede da Prefeitura Municipal. O encontro teve como principal objetivo discutir estratégias para o acesso ao Fundo Especial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (FUNEMP) e a outros recursos disponíveis por meio de editais de chamamento público.
Essas ações visam criar a Associação de Catadores e Catadoras de Recicláveis no município, com o intuito de implementar a coleta seletiva e reestruturar a UTC (Unidade de Triagem de Catadores), popularmente conhecida como “Reciclagem”. O projeto tem grande importância para a sustentabilidade ambiental e também para a inclusão social de trabalhadores do setor de reciclagem, muitas vezes marginalizados.
Durante a reunião, os participantes discutiram as diretrizes e os mecanismos necessários para viabilizar o financiamento de projetos que beneficiem a cadeia produtiva da reciclagem em Pirapetinga. A criação da associação é um passo crucial para formalizar o trabalho dos catadores e garantir melhores condições de trabalho e de vida para essas pessoas, além de promover a conscientização ambiental entre os cidadãos do município. A implementação da coleta seletiva também é um passo significativo para o fortalecimento da política pública de resíduos sólidos, contribuindo para a preservação do meio ambiente e o reaproveitamento de materiais recicláveis.
A reunião foi marcada como a segunda rodada de discussões sobre o tema, com a definição de metas claras para os próximos passos. Entre as ações previstas, destaca-se a identificação nominal dos catadores e catadoras de recicláveis do município até o próximo mês, além de um levantamento de custos para a reforma das instalações físicas da UTC, a fim de proporcionar um espaço mais adequado e funcional para a triagem e armazenagem dos materiais recicláveis.
Com as informações e foto: Prefeitura de Pirapetinga