A cidade de Piau, localizada na Zona da Mata de Minas Gerais, registrou 74 casos confirmados de febre Oropouche, conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Esse número é significativo considerando que o município tem uma população de apenas 2.796 pessoas, conforme dados do Censo de 2022.
Com esses 74 casos, Piau se torna a segunda cidade com o maior número de registros da doença no estado, ficando atrás apenas de Joanésia, que contabilizou 140 casos até o momento. A quantidade de casos em Piau chama a atenção devido à sua proporção em relação à população local.
Além de Piau, outras cidades da região também apresentam casos confirmados da doença. Coronel Pacheco, Juiz de Fora, Tabuleiro e Bom Jardim de Minas tiveram um caso registrado em cada município.
Em todo o estado de Minas Gerais, 269 amostras testaram positivo para a febre Oropouche, mas, felizmente, até o momento, nenhuma morte foi registrada em decorrência da doença, segundo a Secretaria de Saúde do Estado.
A febre Oropouche é uma doença viral transmitida pelo mosquito Culicoides, que pode causar sintomas como febre, dor de cabeça, dores no corpo e erupções cutâneas. A SES-MG alerta para a importância da prevenção, como o uso de repelentes e o cuidado com focos de mosquitos, para evitar a proliferação da doença.
Informações: SES-MG
Foto: Conselho Federal de Farmácia / Divulgação