Na quinta-feira (8), a Polícia Federal, em colaboração com o IBAMA, lançou operações simultâneas visando combater delitos ambientais nas áreas protegidas das Terras Indígenas Sete de Setembro e Zoró. Essas ações dão continuidade às operações realizadas nos dias 25 e 27 de junho de 2024.
Durante a operação na Terra Indígena Zoró, as equipes constataram a expansão de áreas de garimpo ilegal. O IBAMA localizou e destruiu dois veículos e um acampamento utilizado pelos criminosos.
Na Terra Indígena Sete de Setembro, a fiscalização revelou um ponto de extração ilegal de madeira. No local, foi encontrado e destruído um acampamento que servia para atividades ilegais. A equipe do IBAMA também se dirigiu até uma ponte dentro da TI Sete de Setembro. Apesar de já ter sido inutilizada na última operação, a ponte havia sido reativada pelos infratores. A equipe de motosserristas do IBAMA procedeu com a destruição completa da ponte, que era usada exclusivamente para facilitar o escoamento dos materiais extraídos ilegalmente. Além disso, uma motocicleta utilizada pelos criminosos nas proximidades da ponte foi localizada e destruída.
Essas operações são parte do esforço contínuo das autoridades para proteger os territórios indígenas e coibir atividades ilegais que ameaçam o meio ambiente e a integridade das terras protegidas.
Fonte e foto: Polícia Federal