Pesquisadores de Minas Gerais se destacaram na 19ª edição do Prêmio Capes de Tese 2024, que reconhece os melhores trabalhos de doutorado defendidos em 2023. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) premiou 49 pesquisadores, entre os quais quatro são de instituições mineiras. Dentre eles, Rubens Diogo Júnior, bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), foi laureado por sua tese na Universidade Federal de Lavras (Ufla), que abordou o “Desenvolvimento de linhagens transgênicas e mutantes de minimilho de floração rápida por meio da técnica de imersão floral”.
Além de Rubens Júnior, três ex-bolsistas da FAPEMIG receberam menções honrosas: Laura Maria Gilda Salles Bachi, Larissa Giardini Simoes e Rafaela Siqueira Costa Schreck, todas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Essas conquistas destacam o impacto e a qualidade da pesquisa científica desenvolvida em Minas Gerais e o suporte oferecido pela FAPEMIG.
A premiação reforça a importância da pesquisa acadêmica e o papel fundamental das instituições de ensino e das fundações de apoio no avanço do conhecimento científico no país.
Fonte e fotos: Fapemig