terça-feira, 22 de outubro de 2024
“NÃO SE PRESERVA A MEMÓRIA DE UM POVO
SEM O REGISTRO DE SUA HISTÓRIA.”

O período seco sem chuvas e a altas temperaturas têm ocasionado um aumento de ocorrências de queimadas nas cidades do Norte de Minas Gerais, o que faz o Corpo de Bombeiros de Montes Claros estar sempre em alerta para combater esses focos e evitar que os desastres causem mais prejuízos.
O tempo seco é causado pelo fenômeno atmosférico El Niño, caracterizado pelo aquecimento do oceano Pacífico. As temperaturas bateram recordes em todo o Norte de Minas, aumentando os riscos de queimadas, mortalidade de animais, danos à saúde e prejuízos que resultam das queimadas, as quais também têm gerado interrupção de energia elétrica. Desde o início da semana, Bombeiros Militares registraram focos de incêndios em áreas florestais em cidades do Norte de Minas.

O Corpo de Bombeiros tem sido acionado para debelar esses focos de incêndios, muitos deles criminosos. Um exemplo foi o registro de um grande incêndio florestal controlado próximo à comunidade de Gameleira, no município de Ubaí. O 8° Pelotão de Bombeiros de Januária realizou o combate ao incêndio em uma vegetação mista, pastagem e cerrado, que havia se espalhado por várias propriedades rurais da região.

As guarnições socorristas atenderam também uma ocorrência de incêndio em vegetação na comunidade de Vargem Dourada, em um local conhecido como Cascudo. A equipe de bombeiros se deparou com um incêndio em pastagens, cerrado e em uma área particular. Aos arredores do local, haviam animais, como equinos e bovinos, e um deles foi atingido pelas chamas.

A guarnição também atendeu um sinistro na cidade  de Francisco Sá foi em área rural não protegida, na comunidade de Cafundó, distrito de Vale das Cancelas, no município de Grão Mogol. O local era de difícil acesso para o controle do foco de incêndio. Há quatro anos, um grande incêndio numa área verde de Montes Claros atingiu a Serra do Mel e causou grandes prejuízos aos moradores, a vegetação e aos animais.

Os militares também controlaram um incêndio florestal, próximo ao Morro da Coruja, no bairro São José, em Salinas. A equipe de bombeiros teve apoio da Guarda Municipal.

PREVENÇÃO

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais orienta a sociedade a evitar os incêndios florestais como a melhor maneira de não ser afetada por seus efeitos. Os militares recomendam não utilizar fogo para a limpeza de terrenos e não queimar qualquer tipo de material próximo a áreas de risco. Em caso de emergência, ligue para o número 193.

Com informações do Portal Norte de Minas

Foto: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Compartilhe:
Exit mobile version