O Tribunal de Contas da União (TCU) recebeu, na terça-feira (22/10), uma nova frota de veículos 100% elétricos da montadora BYD. Os seis automóveis foram fornecidos sem custo, em regime de comodato e serão utilizados para representação institucional dos ministros da Corte de Contas. A cerimônia teve a participação do presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, do presidente da BYD no Brasil, Tyler Li, e do diretor institucional da BYD no Brasil, Luiz Fernando Santos.
A iniciativa faz parte do Programa de Logística Sustentável do TCU (PLS-TCU), que desde 2015 adota práticas sustentáveis e incentiva o uso de tecnologias menos agressivas ao meio ambiente. A BYD, uma das maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo, foi a única empresa a apresentar proposta no chamamento público realizado pelo TCU. No mês de março de 2024, foram entregues dois veículos e nessa nova frota outros seis.
Entre os principais benefícios da chegada dos novos veículos, estão a emissão zero de poluentes, a integração com fontes de energia renovável e a diminuição do impacto ambiental da frota de carros do Tribunal, atualmente composta por veículos movidos a combustíveis fósseis. Além disso, a medida contribui para a redução de ruídos e incentiva a inovação tecnológica no setor público. A expectativa é que mais veículos elétricos sejam disponibilizados aos ministros nos próximos meses.
Fonte e foto: TCU