A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) tem intensificado suas ações de combate ao crime organizado e à violência doméstica, com foco no tráfico de drogas e crimes relacionados, como a lavagem de dinheiro. Em 2024, até novembro, a instituição deflagrou cerca de 3 mil operações policiais, resultando na prisão de mais de 5,6 mil pessoas. Além disso, mais de 461 mil procedimentos investigativos foram concluídos, sendo 29,3 mil relacionados ao tráfico de drogas e 53,3 mil à violência doméstica.
A PCMG tem investido em novas tecnologias e na expansão da Rede Estadual de Laboratórios de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), já presente em 17 unidades em Minas Gerais. Esse investimento visa tornar as investigações mais eficazes, com ações como apreensões de bens e bloqueio de contas bancárias, enfraquecendo o poder econômico das organizações criminosas.
A delegada-geral da PCMG, Letícia Gamboge, destacou que a instituição tem avançado nas investigações, visando desarticular as organizações criminosas e aumentar a segurança para a população de Minas Gerais. A criação de uma unidade de recuperação de ativos em 2024 reforça essa estratégia.
Fonte e Foto: Polícia Civil de Minas Gerais